Com garra e brados os profissionais de enfermagem da Paraíba caminham em defesa do SUS e das prerrogativas da enfermagem

Por Edson Gomes

Nesta terça-feira (17/10/17) foi realizada a maior manifestação da enfermagem paraibana. Estiveram presente representantes de todas entudas, Coren-PB, ABEn, Sindicatso, associacoe e principalmente os profissionais de Enfermagem compoato por uma massa de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros.

Carros de sons Comandado pelo Presidente do Coren-PB, Dr Ronaldo Beserra, pela representante da ABEn Dra Lenilma e representante do Sindicato dos Enfermeiros Dra Eva puxaram as centenas de profissionais por ruas e avenidas de João Pessoa, que caraca e bradava palavras de ordem contra a Liminar do Juiz Federal do 20° Vara do Distrito Federal que concedeu liminar ao CFM, suspendendo a solicitacao de exames por enfermeiros na Atencao Basica. Os protestos também.se posicionaram contra a nova PNAB que possibilita aos ACSs a realização de atividades ante realizada por Auxiliares e Tecnicos em Enfermagem. Após saírem da concentração a caminhada fez uma parada em frente ao Conselho Regional de Medicina da Paiaba -CRMPB.

Desde a decisão liminar e a edição da nova PNAB diversos movimentos já se espalharam por todo Brasil, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre-RS, Teresina-PI e outros estados. Em breve será marcada uma paralização nacional. A intenção é que sejam revista as políticas que tenta diminuir a atuação dos profissionais de enfermagem e acabar com o SUS, patrimônio do povo brasileiro. O presidente do Cofen, Dr Manoel Neri, tem defendido o direito dos profissionais de enfermagem exercerem suas atividades dentro das prerrogativas da enfermagem e em colaboração com a equipe de saúde.

Você pode gostar...