Enfermagem na Atenção Básica

APRESENTAÇÃO
………………………………………………………..


Coordenação do Departamento de Enfermagem na Atenção Básica:

Sheila Saint Clair da Silva Teodósio – representante da ABEn Nacional; Diretora do Centro de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho de Enfermagem;

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Experiência na área de Enfermagem e Educação em Saúde;  Desenvolvimento de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde, Educação à Distância e Tecnologias Educacionais.

Email: saintclairenf@gmail.com


Edinilza Ribeiro dos Santos – associada da ABEn Seção Amazonas
Doutora em Ciências, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo / Departamento de Medicina Preventiva (FMUSP/DMP), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos, Especialista em Saúde da Criança – área de concentração Cuidados Intensivos Pediátricos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Graduação em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na área de Atenção Primária à Saúde e da Saúde Coletiva. Tem experiência e saúde da criança, ensino em saúde atenção primária à saúde com enfoque em áreas rural e ribeirinha, epidemiologia, Saúde da Família.
Email: ersantos@uea.edu.br


Lenira Maria W. Santos de Almeida – associada da ABEn Seção Alagoas
 Doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Saúde Pública e em Epidemiologia pela ENSP/FIOCRUZ e em Gestão Pública do Setor Saúde pela FGV. Graduação em enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas. Professora Adjunta na Escola de Enfermagem e Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (ESENFAR/UFAL), na área de Saúde Coletiva. Tem experiência em Política de Saúde; Gestão em Saúde; Organização de Serviços e Sistemas de Saúde; Formação e Ensino em Saúde e em Enfermagem; Epidemiologia; Saúde da Família; Trabalho em Saúde e em Enfermagem; Saúde do Trabalhador.
Email: leniramsalmeida@gmail.com


Ines Leoneza de Souza – associada da ABEn Seção Rio de Janeiro
Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ. Mestre em Saúde da Família pela UNESA/RJ e em Educação e Saúde pela UniFOA. Especialista em Saúde Coletiva e Gerência da Atenção à Saúde no SUS. Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Barra Mansa. Professora Adjunta em Saúde Coletiva da UFRJ/Macaé. Experiência na área de Saúde Coletiva, Enfermagem com ênfase em Saúde Pública e Saúde Mental, Gestão e Administração Pública, Treinamento e Capacitação em serviço para o SUS.
Email: ines.leoneza@gmail.com


Rosalina Aratani Sudo – associada da ABEn Seção Distrito Federal Especialista em Saúde Pública e em Gerenciamento de Unidades Básicas de Saúde. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília (UNB). Professora da Associação Brasileira Centro de Educação e Cultura. Assistente Superior de Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Tem experiência na área de saúde coletiva, epidemiologia, indicadores de saúde, planejamento, organização e avaliação de serviços de saúde do  SUS, regionalização e integralidade.
Email: rosalinasudo@gmail.com


Carine Vendrusculo – associada da ABEn Seção Santa Catarina
Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Saúde Pública pela UFSC. Graduada em Enfermagem pela UFSC. Professora Adjunta da UDESC, na área de Atenção Primária à Saúde. Representante das Universidades na Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES) do Estado de SC. Diretora de Pesquisa da ABEN-SC. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Formação em Saúde e Enfermagem, Educação Permanente em Saúde e Promoção da Saúde.
Email: carine.vendruscolo@udesc.br



Suplentes:
………………………………………………………..
Anna Maria Chiesa – associada da ABEn Seção São Paulo

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Mestre em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Especialista (habilitação) em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EESUP. Livre Docência em Enfermagem em Saúde Coletiva pela USP. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio (Pós Doc) na Florence Nightingale School of Nursing and Midwifery, Kings College London. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Promoção da Saúde, Desenvolvimento Infantil, Saúde da Família, Saúde da Criança e Educação em Saúde. Consultora técnica da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora desde 2010.
Email: amchiesa@usp.br


Sandra Rejane Soares Ferreira – associada da ABEn Seção Rio Grande do Sul
Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista: em Saúde Pública pela UFRGS; em Saúde Coletiva e Recursos Humanos pela Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde/RS (ESP/SES/RS); em Educação Popular pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS) e em Formação em Ensino à Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Licenciada em Enfermagem pela Faculdade de Educação da UFRGS. Enfermeira do Setor de Monitoramento e Avaliação de Ações de Saúde da Gerência de Saúde Comunitária (GSC) do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), de Porto Alegre-RS. Coordenadora da Ação Programática da Tuberculose e da Vigilância Epidemiológica na GSC do GHC. Membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (COREN-RS). Tem experiência em ensino de Graduação da Enfermagem, Teleconsultoria no Telessaúde RS (UFRGS), Ensino à Distância. Coordenou a implantação do Programa de Residência Integrada em Saúde – ênfase em Saúde da Família e Comunidade na GSC do GHC e atuou como preceptora e tutora de Programa de Residência. Autora e organizadora de livros e protocolos assistências para o Sistema Único de Saúde do Brasil nas áreas de diabetes, hipertensão, tuberculose e cartilhas para trabalho educativo com doenças crônicas para profissionais e população.
Email: sandrarsfer@gmail.com


Regimento
………………………………………………………..
Regimento Interno Departamento de Enfermagem na Atenção Básica – DEAB ABEn. Clique aqui.


Outros dados importantes
………………………………………………………..

Relatório de atividades desenvolvidas em 2018. Clique aqui.
Portaria Nº 047 /2018 – instituição da coordenação do DEAB. Clique aqui.