Espaço de Leitura

ENFERMAGEM DO TRABALHO

E-book – Enfermagem do Trabalho
Autor: Geraldo Mota de Carvalho
Editora Guanabara Koogan
Doze anos após a publicação original, a segunda edição do livro foi reformulada e a obra está organizada em 18 capítulos.

ENFERMAGEM OBSTÉTRICA

Enfermagem obstétrica
Autora: Gloria Leifer
Editora Elsevier | Páginas: 480 |Formato: 21×28
Na décima primeira edição, os capítulos contemplam, entre outros temas, a legislação brasileira de anticoncepção e os programas específicos do Ministério da Saúde e as taxas de mortalidade por câncer ginecológico e mamário. Nos capítulos sobre assistência obstétrica, alguns destaques são o Programa de Humanização na Assistência Pré-natal e Nascimento, a Rede Cegonha, as taxas de partos de adolescentes e a Lei Federal que assegura a presença do acompanhante durante o parto.
Quanto ao pós-parto, a obra trata do tempo de internação hospitalar no Brasil, o Programa Método Canguru e as práticas realizadas no país sobre a amamentação, como manipulação e armazenamento de leite humano recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.
A apresentação do processo de Enfermagem é feita por meio de casos clínicos – diagnósticos, resultados e intervenção. Quadros de intervenções e procedimentos comprovados em evidência prática, imagens, ilustrações e ícones resumem o passo a passo dos procedimentos e das técnicas aplicados.
O livro traz também quadros de alertas para prevenção de erros de medicação potencialmente fatais e de acordo com os objetivos da Joint Commission para a segurança do paciente.

ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA

Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica: desafios e possibilidades no novo contexto do cuidar

Organizadores: João Fernando Marcolan e Rosiani C.B. Ribeiro de Castro
Editora Elsevier |Páginas: 456 | Formato: 16x23cm
O livro relata experiências de assistência em diversas regiões do país, buscando contribuir para a instrumentalização do cuidado integral.
Os autores sugerem tipos de assistência ao paciente com transtornos mentais mais comuns e orientam acerca da necessidade de uma equipe multidisciplinar para o adequado desempenho e atendimento qualificado, mostrando ser possível ir além do que é determinado pela Política Nacional de Saúde Mental.
Entre outros temas, os capítulos tratam de entrevistas psiquiátricas, como fazer o exame psíquico, tipos de transtornos mentais com orientações sobre cuidado, etiologia, epidemiologia e características clínicas e cuidados ao indivíduo portador de sofrimento psíquico atendido em residência terapêutica e reinserção psicossocial.

ENFERMAGEM FUNDAMENTAL

Procedimentos e Intervenções de Enfermagem
Autores: Anne Griffin Perry, Patricia A. Potter e Martha Keene Elkin.
Editora Elsevier |Páginas: 816 | Formato: 21x28cm
Esta quinta edição da obra foi adaptada à realidade brasileira. Ao todo, são 180 habilidades e técnicas estruturais do processo de enfermagem – das básicas até as mais avançadas e complexas – ilustradas com fotos e desenhos e apresentadas de forma padronizada: coleta de dados, planejamento, implementação e avaliação. O logotipo “luvas” ressalta visualmente as circunstâncias em que seu uso é recomendado; há alertas de segurança para precauções e riscos específicos e informações sobre adaptação das habilidades a circunstâncias especiais, como home care e cuidados com crianças e idosos, entre outros.
Consta do livro amostras de documentação de registros para uma comunicação com a equipe multidisciplinar. O item “Referência Rápida ao Protocolo-Padrão” antecede cada texto lembrando as etapas que devem ser consistentemente adotadas antes, durante e após cada interação de cuidados com o paciente.
Para download de trechos do livro, clique aqui.

ENFERMAGEM MEDICO-CIRÚRGICA

Enfermagem Médico-Cirúrgica
Autora: Linda Homan-Pellico
Revisores: Isabel Cruz e Sonia Regina de Souza
Editora Guanabara Koogan
Páginas: 1488 Formato: 21 × 28 cm Ano de publicação: 2015.
Nesse livro, o texto privilegia o que é visto no cotidiano da enfermagem, aprofundando e direcionando esses temas para a prática clínica. A abordagem pedagógica na obra envolve:

  • Avaliação inicial direcionada: resume os critérios importantes relacionados com determinado distúrbio
  • Exames laboratoriais e complementares: apresentam tabelas que incluem valores

    normais e alterados, assim como implicações para a prática de enfermagem

  • Diretrizes para o cuidado de enfermagem: descrevem as etapas de procedimentos

    importantes e as razões para que sejam realizados

  • Pesquisa em enfermagem: demonstra as implicações das pesquisas importantes para a

    prática de enfermagem

  • Fisiopatologia em foco: descreve processos fisiopatológicos importantes
  • Alerta de Enfermagem: oferece dicas sucintas ou alertas importantes para a prática clínica
  • Considerações gerontológicas: ressaltam informações relacionadas com o cuidado de idosos
  • Promoção da saúde: aborda pontos que as enfermeiras devem discutir com seus clientes
  • Orientações ao cliente: resumem as orientações aos clientes, os cuidados domiciliares e o planejamento da alta