Coronavírus

Resultados favoráveis na luta contra a Covid-19

Artigo publicado na Lancet traz resultados favoráveis na luta contra a Covid-19. Entre 23 de abril a 21 de maio de 2020, o estudo foi realizado em 1077 pacientes, divididos em dois grupos, que receberam dois tipos de vacina: ChAdOx1 nCoV-19 (n=543) e MenACWY (n=534). Reações locais e sistêmicas, como sensação de febre, calafrios e dor muscular, foram mais comuns no grupo que recebeu a ChAdOx1 nCoV-19 e muitas dessas reações foram reduzidas com o uso de paracetamol profilático. Foram detectados anticorpos neutralizantes contra SARS-CoV-2 em 32 (92%) de 35 pacientes após uma dose única mensurada em MNA 80 e em 35 (100%) quando medida em PRNT 50 . Após uma dose de reforço todos os participantes tiveram atividade neutralizante. Respostas de anticorpos neutralizantes correlacionaram-se fortemente com níveis de anticorpos medidos por ELISA (R 2 = 0,67 por Marburg VN; p <0,001).

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.


Artigo analisa resultados da vacinação da BCG contra a Covid-19

Uma série de estudos vem sugerindo uma relação negativa entre a política de vacinação da bacillus Calmette-Guérin (BCG) e a prevalência e mortalidade do novo coronavírus (Covid-19), porém foi constatado que esta não é uma comparação válida devido às grandes diferenças entre os países, como status socioeconômico, tempo de chegada da pandemia, entre outros aspectos. No estudo, foi observada uma forte correlação (r2 = 0,88; P = 8 × 10?7) entre o índice BCG e a mortalidade por Covid-19 em diferentes países europeus socialmente similares, indicando que cada aumento de 10% no índice BCG estava associado a uma redução de 10,4% na mortalidade por Covid-19. Ensaios clínicos de vacinação com BCG ainda são necessários para consolidar os padrões detectados no estudo.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Mandated Bacillus Calmette-Guérin (BCG) vaccination predicts flattened curves for the spread of COVID-19

Clique aqui e leia mais

……………………………………………………………..

Observacão:

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde da China não são utilizados como referência para o monitoramento global. Somente são considerados os dados provenientes da OMS no site oficial, pois os mesmos são validados internacionalmente. Orientamos que os órgãos não utilizem outra fonte de informação.
Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para vigilância do Coronavírus (2019-nCoV)

Fonte oficial – Internacional: Organização Mundial da Saúde
Fonte oficial – Brasil: Ministério da Saúde


Documentos úteis sobre o CORONAVÍRUS:

PROFISSIONAIS DA SAÚDE | CLIQUE AQUI

POPULAÇÃO | CLIQUE AQUI