Relatório sintético da campanha Trabalhadoras e trabalhadores protegidos salvam vidas. A ABEn é uma das apoiadoras e divulgadora dessa iniciativa.

O presente relatório parcial apresenta os dados até a data de 30/04/2020. 

Neste relatório é apresentado a campanha e informações metodológicas como: perfil dos respondentes, número de pessoas que responderam por Estado, vinculo de emprego, função, jornada de trabalho e locais de trabalho, meio de transporte utilizado para ir até o trabalho, oferecimento de hospedagem para trabalhador de saúde feita pelo empregador, equipamento de proteção individual e treinamento, sofrimento psíquico e assedio moral. 

Alguns dados merecem destaques como total de pessoas que participaram da pesquisa que iniciou-se no dia 27/03/2020 até o dia 29/04/2020, apresentando o total de 2.575 respostas, perfil dos respondentes por Estado 1017 respondentes de SP, 253 do Ceará, 88 do Rio de Janeiro, maioria dos respondentes são do sexo feminino 73%, vinculo empregatício 61% servidor público, 31% carteira assinada, categoria profissional 34% Enfermeira/o, 13% Técnicas/os de enfermagem e auxiliares de enfermagem; (totalizando 47% de profissionais da enfermagem), 10% agentes de endemias e 6% agentes comunitários.

O dado que chama muita atenção é a questão relacionada ao quantitativo de EPIs oferecidos pelos empregadores, dos respondentes 65% afirmam que os EPIs distribuídos são insuficientes para a realização das atividades laborais e ainda a pesquisa também informou que 53% dos respondentes estão em sofrimento psíquico. 

Importante perfil das trabalhadoras e trabalhadores de saúde. 

Entrem no site: http://trabalhadoresprotegidos.com.br/ para responder a pesquisa para que tenhamos um perfil mais fidedigno das condições de trabalho dos profissionais de saúde. 

TRABALHADORAS E TRABALHADORES PROTEGIDOS SALVAM VIDAS

O objetivo da campanha é coletar informações para embasar pautas destinadas aos gestores públicos e empregadores privados, requerendo provimento a condições de trabalho que protejam os trabalhadores e as trabalhadoras. Vamos também apresentar as necessidades de proteção a órgãos e entidades nacionais e internacionais e pretendemos sensibilizar a sociedade para essa demanda que é de interesse coletivo.

Proteger essas trabalhadoras e trabalhadores é o caminho para salvar vidas!

Link para o relatório sintético de respostas