ABEn participa de ato pela Valorização da Enfermagem e do SUS

Aconteceu, na última quinta-feira (5/08/21), o ato “Valorizar a Enfermagem é Valorizar o SUS” com o objetivo de cobrar dos parlamentares a aprovação do Projeto de Lei 2564/2020, que institui o piso salarial da enfermagem e uma jornada de 30 horas semanais. O evento, organizado pelas entidades que compõem o Fórum Nacional de Enfermagem (ABEn, COFEn, FNE, CNTS, CNTSS, Anaten, Eneenf), aconteceu em frente ao Congresso Nacional e contou com a presença da Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional), Sonia Acioli, da Diretora Financeira da ABEn Nacional, Sonia Maria Alves, e representantes das seções da Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso e Minas Gerais.  O ato contou com aproximadamente 1.500 participantes representando a enfermagem de todo o país.

A presidente da ABEn, Sonia Acioli, teve um momento de fala durante o ato e na audiência pública realizada na Câmara dos Deputados no qual ressaltou que, apesar de estarmos diante de um cenário com mais de meio milhão de vidas perdidas e com ataques à saúde, educação, ciência e à população, o ato no Dia Nacional da Saúde reforça a luta em defesa do SUS, da vida, da democracia e da valorização da enfermagem. “Hoje é um dia de luta da enfermagem. Os profissionais da saúde estão exaustos com as jornadas excessivas. Temos que fortalecer a enfermagem e o ensino de enfermagem que também está sendo atacado”, afirmou a presidente da ABEn.

Finalizou a sua fala destacando que “a ABEn continua na luta com as demais entidades pela valorização da enfermagem. Sem SUS, não há enfermagem forte. E sem enfermagem, não temos SUS forte”.