Nota de Repúdio

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional) vem, por meio desta nota, repudiar a notícia veiculada hoje, dia 21 de novembro de 2023, no Diário do Rio com o título “Paes prepara medida para internação compulsória de usuários de drogas no Rio”. A notícia completa está no link:
https://diariodorio.com/paes-prepara-medida-para-internacao-compulsoria-de-usuarios-de-drogas-no-rio/
Ao longo de mais de 40 anos a Reforma Psiquiátrica Brasileira vem avançando no cuidado e tratamento em liberdade, sempre na defesa da cidadania e dos direitos fundamentais humanos. Ancorada em ações práticas de suporte à população em sofrimento psíquico e usuários de álcool e outras drogas, a sociedade brasileira avançou consideravelmente em propostas e serviços de apoio às diversas situações advindas de um mundo onde o lucro e a exploração são mais importantes que as relações humanas e a vida.
Pensar e acionar medidas agressivas para retirar usuários de álcool e outras drogas das ruas sem uma revisão crítica e responsável das políticas públicas de moradia/habitação, segurança pública e assistência social só mascara uma posição higienista. É um retrocesso, é desumano, é cruel!!!
Volta-se a visibilidade dos manicômios judiciários, às práticas punitivas, excludentes no cuidar das pessoas, com uma proposta de terapias contrárias ao modelo de atenção psicossocial que cuida das pessoas, com respeito e dignidade no campo da saúde mental.
É urgente que a ampliação de ações de abrigamento e do cuidado em saúde mental possam estar na pauta política na diversidade dos territórios, não apenas movidas por situações que provocam atitudes emotivas, não científicas e que principalmente não resolvem a questão.

Brasília, 21 de novembro de 2023.